Rupit i Pruit – Um vilarejo apaixonante, descubra o que ver e o que fazer

Rupit i Pruit é uma das mais belas e pitorescas vilas medievais da Espanha, que está a pouco mais de 100 quilómetros de Barcelona e que te transportará direto à Idade Média. O município de Rupit e Pruït de Barcelona está localizado na região de Osona e é constituído pelas duas localidades que lhe dão o nome desde a sua união em 1977.

 

Esse vilarejo onde os carros não podem circular, é composto por casas rústicas, algumas das quais com mais de 400 anos. Rupit i Pruit fica no alto da rocha onde havia um castelo dos Condes de Cardona e durante os séculos XVI e XVII, Rupit foi talvez a cidade mais importante da região de Osona e seus arredores.

 

Dizem que o nome Rupit deriva do termo latim “Rupes”, que significa rocha. As terras desta área foram habitadas há muito tempo, como confirmam alguns sítios arqueológicos ibéricos em Tavertet e L’Esquirol: Há até evidências de diferentes animais e algumas cavernas em que viveu o homem pré-histórico.

 

VEJA MAIS:  UMA VOLTA POR RUPIT i PRUIT

 

EL PUENTE COLGANTE DE RUPIT i PRUIT

Para chegar ao centro histórico de Rupit, é preciso atravessar o riacho e, em 1945, o povo de Rupit construiu uma ponte pênsil para atravessá-lo. 

Não é permitido balançar ou passar mais de 10 pessoas ao mesmo tempo na ponte. Depois de atravessá-la, você percebe o porquê, já que embora a estrutura da ponte seja perfeitamente segura, o movimento que ela tem é notável e preferimos não imaginar o que poderia acontecer se todos passassem pela ponte ao mesmo tempo.

O melhor dessa ponte pênsil, a nível fotográfico, é tentar tirar uma foto sem ninguém, o que é complicado, pois tem gente passando a toda hora e outra opção é descer as escadas que ficam nos seus extremos, que vá até o caminho do riacho e tire várias fotos de baixo com a ponte como eixo das fotos.

EL CASCO HISTÓRICO

Estamos falando de no máximo quatro ruazinhas, então é fácil para conhecer esse vilarejo. Você pode pegar um mapa de Rupit na oficina de turismo, que está  ao lado do estacionamento de carro, e acompanhar todos os pontos. O nosso conselho é caminhar sem rumo à procura das antigas casas de pedra, com os seus grandes portais, os seus escudos, as suas janelas esculpidas ou as suas varandas de madeira. Muitas delas datam dos séculos XVI a XVIII e ainda trazem a data de fundação gravada em suas fachadas.

 

Rua Fossar em Rupit

Você deve ir à “Calle del Fossar”, a mais característica é a mais bonita de Rupit, que desde a igreja sobe até a parte mais alta da cidade.

IGLESIA DE SANT MIQUEL

A atual igreja de Sant Miquel de Rupit, uma construção do século 17, é a terceira “versão” do templo. A primeira foi construída no século X e a segunda no final do século XIII. O destaque da igreja é o retábulo barroco de Sant Esteve. 

 

LA ERMITA DE SANTA MAGDALENA

Nos arredores de Rupit, a um quilômetro de distância, fica a ermida de Santa Magdalena. Pode ser facilmente alcançado a partir do centro da cidade. De linhas simples, é de estilo barroco e os primeiros documentos que dela se encontram datam do ano de 1660. Restaurada em 1973, possui um altar de pedra localizado na abside central. Também digno de nota é o campanário com um só olho. Do eremitério de Santa Magdalena você pode ver uma vista perfeita de Rupit.

 

Coisas para ver e fazer perto de Rupit i Pruit

Tavertet: um pequeno município também em Osona. A estrada de Rupit a Tavernet é muito bonita, com muitos lugares para parar e tirar fotos

Santuário do Mare de Déu del Far, em Susqueda, e o Santuário da Salut de Sant Feliu de Pallerols. Nestes 2 santuários podemos desfrutar à parte do edifício religioso com miradouros espetaculares. Eles estão a pouco mais de 10 minutos de carro um do outro.

 

Em Rupit, na primavera e no verão, são organizadas rotas guiadas para conhecer o município, como a floresta, faias em Soler e no monte d’en Bac e carvalhos em Rupit. Outra rota imprescindível é o que conduz à cascata de Sallent por uma paisagem onde antigos moinhos abandonados (como Patrones ou Tornall) se misturam com jangadas, cascatas e fontes.

 

GASTRONOMIA RUPIT i PRUIT 

Se tem algo que os vilarejos medievais proporcionam, são os restaurantes e a boa comida. E em Rupit i Pruit não poderia ser diferente. 

 

Can Marsal –  um restaurante familiar, de três gerações que nele trabalham, com tradição e com comida tradicional da região.

 

El Neuler – a apenas alguns passos da ponte pênsil, um cheiro fantástico e doce enche seus sentidos. A Loja de artesanato com uma variedade de biscoitos, chocolates, e acima de tudo os ricos “pessics” com uma avelã no interior. Você pode ver como são feitas as “neulas”, que vai lhe oferecer uma como degustação, um simpático artesão com muita arte, que lembra em sua panela o jeito de fazer esses incríveis doces nos tempos antigos. Parada obrigatória para os amantes da doçaria, para apreciar o sabor e o cheiro.

 

Forn Ca l’Enric – Padaria típica de Rupit onde se vende “croissants recheados com chocolate” de tamanhos normais e gigantes, com peso não inferior a 1kg, como você pode ver nas fotos.

Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

PREVIOUS POST
Os mais belos campos de flores da Espanha
NEXT POST
Cafeteria La Masala Café

0 Comment

LEAVE A REPLY

cinco × 4 =

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://_dc-mx.da4a7143f41c.umavolta.com.br 300 0